Justiça, Eutanásia, Homicídio, Pena de Morte, Suicídio

Números do suicídio e contraste entre países desenvolvidos e em desenvolvimento

Em 2008 registaram-se 1035 suicídios em Portugal, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE).  

A taxa oficial de suicídio em Portugal está dentro da média europeia. Nos anos 90 notou-se um decréscimo do número de suicídios, que chegaram aos 519 em 2000 (o mais baixo valor registado desde 1960). Hoje, são o dobro. Segundo os dados oficiais, há países europeus com taxas bastante mais elevadas, como é o caso, por exemplo, dos países de Leste ou a Alemanha. No Sul da Europa, Portugal surge nos países com mais alta taxa, em grande parte devido ao elevado número de suicídios de idosos, a Sul do Tejo.

O suicídio está entre as três principais causas de morte em idades entre os 15 e os 44 anos, e surge como a segunda principal causa de morte entre os 10 e os 24 anos. Porém, a faixa etária em que ocorrem mais suicídios é a idade adulta entre os 30 e 40 anos.

A zona que em Portugal tem maior taxa de suicídios é o Alentejo, isto porque, há zonas mais isoladas, menos emprego, menos coisas para fazer.

Relativamente aos países desenvolvidos e em desenvolvimento verifica-se um grande contraste:
  • Quanto aos países desenvolvidos, a taxa é mais elevada entre os 15 e 44 anos, e em idosos. E os métodos utilizados são, geralmente, as armas de fogo, envenenamento, acidentes com viaturas.
  • No que diz respeito aos países em desenvolvimento, a taxa é mais elevada nos jovens (-30), 73% dos suicídios no mundo ocorrem na China e na Índia.

Nestes países optam pela intoxicação, suspensão e auto-mutilação. É também frequente pactos suicidas, principalmente entre os homens.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s